sexta-feira, 20 de junho de 2008

E por falar em tranqueiras...

Estava eu arrumando minhas tranqueiras aqui, quando me deparei com meus cartuchos de Mega Drive. Nada demais, afinal, eles estão sempre ali. Mas acabei me recordando da época em que o jogo Street Fighter II' - Champion Edition estava sendo produzido para o Mega Drive.

O Super NES já tinha o seu Street Fighter II - The World Warrior, sucesso absoluto. E a SEGA tentava a todo custo igualar o feito da Nintendo. Eis que, finalmente, SEGA e Capcom chegaram a um acordo. O simples anúncio da produção do jogo deixou os fãs em polvorosa. Todo mundo queria ver Street Fighter no Mega Drive.

Então, após algum tempo, apresentaram a primeira imagem do jogo (aqui no Brasil, vi esta imagem na revista SuperGame #22):


Quando essa imagem apareceu, causou um "auê" danado. Afinal, embora os gráficos preliminares estivessem muito bons, algumas coisas estavam "destoando". A imagem mostra Chun-Li e M. Bison no cenário noturno de Ryu (o que confirmava se tratar da Champion Edition). Mas que desgraça era aquela tarja preta na parte superior da tela, onde ficam os marcadores de placar, tempo e energia dos personagens? Em outras imagens divulgadas logo depois, mais "inconsistências". Por exemplo: o personagem Blanka, que teve seu nome alterado para "Branka", como mostra o vídeo abaixo. Credo...



Mas, no fim, tudo deu certo. Corrigiram os erros, melhoraram os gráficos, os sons, as animações. E o jogo (que então recebeu o nome Street Fighter II' - Special Champion Edition) foi lançado, apresentando uma velocidade maior do que a versão anterior do Super NES, além de modos de jogo inéditos.


Para maiores informações sobre a "versão beta" do Mega Drive:


E já que estamos tratando de velharias e tranqueiras...
Alguém lembra e/ou conseguiu jogar um "game-piratex" para NES chamado Mario Fighter (ou Mario Fighter 3)?


Sim, moçada. Antes mesmo do MUGEN, já se fazia crossovers nos games, mesmo que produzidos por "los pirata".

Nunca joguei esta preciosidade nos tempos áureos; meu conhecimento sobre este jogo se limitava às imagens acima e a uma pequena reportagem publicada na revista Ação Games #28.

 
O jogo em si nada mais é do que uma versão modificada da versão pirata do Street Fighter lançado para NES (isso mesmo, aquele que continha apenas quatro lutadores). O grande diferencial é a presença do Mario (sabe o Mario?) como um dos lutadores selecionáveis, além do Bison/Vega, que aqui foi chamado de "Viga". Exemplo máximo da criatividade no mundo dos games.

Trata-se de um jogo raro. Nem mesmo é possível encontrar a ROM deste jogo na internet (por enquanto, por enquanto). (Atualizado em 15/06/2017 - O jogo foi encontrado, foi efetuada dump da ROM e esta pérola está preservada para apreciação ad infinitum).

E por falar em jogos raros e ROMs inexistentes, talvez eu faça uma "reportagem" sobre este assunto aqui no blog. Ou não...